sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Que é Exú?


Você sabe o que é EXÚ?

por Brad Pághanni

Muitas pessoas me pediram para escrever sobre Exú, só que eu não escrevia. Um amigo meu, Júnior Silva foi quem me deu o toque pra realmente falar sobre.
Essa postagem pode esclarecer muitas dúvidas com relação ao que conhecemos por ‘Exú’, principalmente aos novatos que – normalmente se confundem quando falamos de Exú Orixá e Exú Ancestral.
Então serei breve e direto:
·        Exú – divindade oriunda do candomblé. Representa o ‘corpo do ser humano e sua vitalidade’. Esta divindade tem como atribuição também a ‘Força do Movimento’, pois é o detentor do elemento Fogo. Também é conhecido como ‘Bára’ ou ‘Exú Bára’. Na cultura de Benin é conhecido como ‘Legba’ e na cultura de Angola é conhecido como ‘Mavungo’. Sintetizando, Exú Bára é um Orixá. Existe uma infinidade de atribuições a este Orixá (atribuições estas que eu precisaria de mais dez mil postagens para explicar).
Exú Orixá



·        Exú Catiço – é o nome que se usa para denominar o conjunto de entidades relacionadas à umbanda. Não é a mesma coisa que Orixá – tampouco pertence à cultura do candomblé.

Exemplo: Exú Caveira (ancestral português), Exú Marabô...
Exú Tranca Ruas...
Tranca Ruas- Exú Ancestral


Curiosidade: Exú Tranca Ruas é um ancestral inglês (daí a bengala, a cartola e a capa).



No tempo em que o Brasil foi descoberto, tal terra passou a ter negros, brancos, além dos aborígenes. Há pouco mais de cem anos, esses ancestrais passaram a ser cultuados. Os ancestrais aborígenes passaram a ser cultuados como ‘caboclos’. Os escravos como ‘preto-velhos’ e os brancos como ‘Exús’.
            Existe mistério nisso? Não!
            Simples de compreender, né? Sim...

Vocês ouvirão dizer que Exú é capeta, Exú é demônio, mas é mentira. Não tem nada a ver, como vocês puderam ver. Esses títulos são verdadeiras falácias. O Diabo, o Satanás do cristianismo não tem nada a ver com essa divindade e essas entidades.

CURIOSIDADE: Na época do sincretismo religioso no Brasil, os brancos associaram a imagem do Orixá Exú ao Satanás bíblico, assim como os escravos associaram seus Deuses à imagens de santos católicos - dando origem ao sincretismo. (clique na palavra para ler sobre).

            Então, como podemos ver, há uma diferença enorme entre Exú Orixá (que é um ser divino, e pra outros, mitológico, assim como qualquer deus de outra mitologia) e, Exú Ancestral – que segundo a crença umbandista – realmente foram pessoas; que já viveram e que tiveram uma história e que hoje possuem a ‘licença’ de incorporar e cumprir sua missão na terra.
            Então é isso. Axé pra todos!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Macumbeiro Supersticioso

Dizem que gato preto dá azar. Coitado do bichinho...

por Brad Pághanni

Você é macumbeiro e vive dando três socozinhos na madeira achando que afastará a negatividade? Tá né...
Superstições são crenças que vão de sentido contrário à lógica, ou que simplesmente não tem absolutamente nada a ver com aquilo que podemos chamar de óbvio, concreto, coerente.
Pensou uma besteira? Uma tragédia? Falou alguma bobagem? Viu algo indelicado ou indesejável? Vai bater na madeira pra que? O que isso tem a ver? Haha...
As pessoas vivem me chamando a atenção por conta de um hábito meu: eu varro minha loja pra fora! Às vezes eu varro pra dentro. Nego fala que varrer pra fora espanta cliente! Aff...
Espanta que nada! Sabe por que as pessoas dizem pra varrer a loja pra dentro?
Curiosidade: os novatos no comércio eram orientados por seus patrões, e não por outros empregados. Os comércios, os primeiros comércios do mundo foram na beira de estradas. Depois passaram a ser em praças, centros... E como beira de estrada tem muito vento, quando se varre pra fora, o vento joga pra dentro de novo. Um patrão, muito do esperto viu a teimosia de um empregado e o aconselhou varrer pra dentro, botando essa pressão; dizendo que varrer pra fora espanta cliente... O empregado, bobinho, por sua vez, ficou com medo de ser o responsável pelo fracasso do comércio... Simples de entender, né?
A superstição é vista pelo macumbeiro desinformado como uma magia. Ele acredita naquilo como se fosse uma real magia – que causasse algum efeito, dependendo da superstição.
Superstição é na verdade uma falsa magia. Não acreditem nessas coisas, caros amigos:
‘Quem dorme de pés pra porta é defunto’; ‘bater na madeira três vezes isola o azar’; ‘pedir licença pra passar na encruzilhada’; ‘desvirar o chinelo senão a mãe morre’; Se tua orelha esquentar, tem gente falando mal de você’; ‘quebrar espelho dá sete anos de azar (se ficar sem espelho durante sete anos eu garanto que você vai ficar tão feio que vai pensar estar azarado, hahaha)’; ‘coceira na palma da mão é dinheiro (pra mim é bactéria, fungo hahahahahaha)’; ‘número 13 dá azar’; ‘ se cair sal no chão dá azar’...
Se cair sal no chão dá azar? Po meu! Fala sério... O sal era a moeda de uma determinada época! Valia como o dinheiro de hoje... Muito tempo depois, o sal passou a ser usado em lugares onde os donos não queriam que crescesse mato. O sal tira a fertilidade da terra...
São coisas simples que explicam as superstições.
Existe uma série de coisas, que, pelo amor de deus, né... Pelo amor de Olodúnmare!
Macumbeiro que é macumbeiro, jamais acredita em superstições!