domingo, 18 de agosto de 2013

Dicas Para Fazer Oferendas Com Sucesso

Brad Pághanni de Oxalá



É muito importante ter consciência na hora de cultuar nossos deuses e ancestrais. É por este motivo que estou fazendo uma postagem com fundo ecológico.
Vão então algumas dicas para as horas em que você está recheado de fé e pretende fazer uma oferenda.

1 - Substitua os alguidares por folhas de mamona ou de bananeira. Não é perigoso para as pessoas se cortarem e, são materiais da própria natureza.

2 – Não é necessário colocar os corpos dos animais na encruzilhada, seja galinha, cabrito, boi. Fazer isto é uma agressão à sociedade e ao urbanismo. Além do mais, isso é uma prática que não pertence à filosofia do candomblé, tampouco da umbanda. O valor do sacrifício do animal está no ato do corte, no derramamento do sangue e não no oferecimento das entranhas.

3 – A mesma coisa acontece com as bebidas. Você não precisa colocar milhões de garrafas, taças ou elementos que poluem o ambiente. Basta despejar a bebida, pois, a essência é o que faz funcionar aquele trabalho. Não podemos nunca de nos esquecer da fé.

4 – Você que é umbandista e precisa se desfazer de alguma imagem, saiba que você não precisa ficar com medo na hora de despachá-la. O ritual próprio para isto acontece dentro de casa de santo, em local privado. Depois disso, você pode sim – quebrar a imagem e coloca-la no lixo. Isso não é desrespeito. Saiba disso!


5 – Dizem que macumba boa é aquela que você faz longe de casa. Isso é um mito. Não é necessário acreditar nisto. Macumba boa é aquela que você faz com fé e conhecimento.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Quizilas de Orixá e Superstições

Depois de tanto tempo sem gravar vídeos, estou de volta. Este vídeo fala sobre quizilas de orixá e superstições. Espero que vocês gostem. Forte axé!