terça-feira, 6 de julho de 2010

Sociedade Candomblé Moderno


BLOG EM MANUTENÇÃO.


Sociedade Candomblé Moderno

Sejam todos muito bem-vindos a SCM (Sociedade Candomblé Moderno). Para quem não conhece esta sociedade, a mesma possui como desígnio, divulgar a cultura afro religiosa, em exclusivo – o candomblé – de forma abarcante, contemporânea, intelectual e pragmática.
Fundada em 03 de Agosto de 2008, por Brad Pághanni de Oxalá (escritor e pesquisador do Candomblé) – a sociedade vem desempenhando uma série de trabalhos circunspectos, com livros, apostilas e workshops em Centros Culturais do Rio de Janeiro.
A Sociedade Candomblé Moderno encetou seu oficial trabalho em 06 de Junho de 2006, com o nome Sociedade Leão Coruja, e apenas cinco membros. Hoje em dia, digitalizada, impetrou a declive de 2000 admiradores oficiais pelo Brasil e pelo Mundo.
Presencialmente, abordou por volta de 500 adeptos.
Temos também um excelente colunista que não tem medo de falar o que pensa. Com muitos anos de estrada, Pai Carlinhos de Omolú está conosco, ajudando a crescer a nossa cultura.
Além do blog, a SCM conta com vídeos na Internet, ajudando você a envolver melhor todos os objetos concernentes este mundo magnífico que se chama Magia Cultural.
Aqui, além de se manterem por dentro dos assuntos da Alta Magia, vocês poderão ler debates e tópicos sobre a cultura afro em geral, lendas, filosofias, política e podem também expor as suas opiniões.
Venha já fazer parte de nossa família! Em 2008, fomos record de audiência na Internet, com mais de 30.000 leitores DIARIAMENTE.

Quer se tornar nosso colunista?

Entre em contato pelo e-mail
paghanni_literatura@ig.com.br

Conheça também a nossa comunidade no Orkut – clicando aqui!

Quer fazer amizade com nossos membros? Somos a PRIMEIRA comunidade de candomblé DO MUNDO a adotar uma sala exclusiva on-line. Adicione já!
Group837647@groupsim.com


Obrigado pela sua atenção. Muito axé!

8 comentários:

  1. Acho bem legal a iniciativa de criar um blog sobre o tema e abordar os assuntos com seriedade e até mesmo com uma abordagem mais informativa do que pessoal, fazendo o assunto ser encarado mais como um artigo científico.

    ResponderExcluir
  2. Olha, esse é sem sombra de dúvida um post rico em informação sobre um tema ainda desconhecido por muitos. Creio que para um melhor aproveitamento, seria mais interessante se houvesse uma divisão futuramente para que, aos que se interessarem mais, cliquem nos links anteriores.
    Mas, como disse, é um post muito bom feito com muita informação de qualidade. Aprendi muito com essa leitura. Conhecimento nunca é o bastante, não é mesmo? E é fundamental para combater preconceitos e esclarecer as pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Se tem muito preconceito sobre o Candomblé, apesar da grande carga cultural brasileira e de influência na nossa história... Eu tenho muito pouco conhecimento sobre o assunto, no máximo sei o nome de alguns orixás... Achei muito legal sua iniciativa de divulgação e esclarecimtno.

    ResponderExcluir
  4. Isso me causa medo e espanto...o que falam dessa me cauda medo!

    ResponderExcluir
  5. Brad,

    Ficaria horas conversando, concordando, discordando, debatendo, enfim, o assunto muito me interessa, primeiro porque sou candomblecista (às vésperas de completar 7 anos de feitura), segundo, porque em alguns aspectos, penso de forma mais racional na religião, embora, muito particularmente, me agrade a idéia "mística" em torno do tema, porque a racionalização excessiva dessa ou de qualquer outra religião causa, na minha visão, o fenômeno da banalização. Enfim, acho que deve haver um meio termo, nem tanto ciêntifico, nem tanto ritual (muitos dos rituais e oferendas tem inclusive explicação histórica, e não propriamente enigmática, como por exemplo, oferendas de comidas, nas matas, que em muitos momentos serviram para alimentar, de forma mascarada, os negros fugitivos, que escondiam-se nas matas). heehehehehe, como eu disse, é papo pra mais de metro... Uma coisa eu gosto sempre de deixar claro para os leigos : candomblé não é satanismo, e o mal existe em todo lugar! Um olhar de reprovação vindo do mais fiel dos católicos, ou protestantes, ou seja lá de quem for, pode ser mais cheio de "maldade" do que milhares de despachos em encruzilhadas, com tos os bodes pretos da face do planeta. O mal está nos olhos de quem vê e nas atitudes de quem pratica, e não em rituais!

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo sou pai cambondo de oxalar, no centro que eu atuo vi uma coisa que não gostei e não achei corrento, um pai de santo colocando uma yao nova de casa na frente de uma yao mais velha; só que a mais nova já deu obrigação de 3 anos, a yao mais velha de casa não pode dar as obrigações por motivo pessoais ,mas ela deu só de 1 ano, neste caso e certo colocar uma yao nova na frente da yao mais velha de casa . e ai cade o respeito pelos povos da yao mais velha , como pode colocar povo novo de casa na frente dos povos mais antigo de casa . ai eu pergunto fica na frente da roda ou na fila a mais velha de casa ou a que deu mais obrigação.

    ResponderExcluir