quarta-feira, 30 de março de 2011

Orixás Regentes da Cabeça Humana

Imagem representando um Orí de Yawò.

Olukó Brad Pághanni de Oxalá

            É muito coloquial, vermos as pessoas que praticam o candomblé – falar que possuem fundamentalmente dois Orixás: um é o pai e outro é a mãe. Mas, se pararmos para analisar, será que essa conjectura prossegue?

            A idéia de que o homem possui dois Orixás, parte do cabeçalho: a observação da natureza. Todos os animais se procriam a partir da união de um exemplar masculino com outro feminino. Daí tirou-se a conclusão de que nossa cabeça, ou nosso espírito é equilibrado tanto por energia masculina quanto feminina – exatamente como no mundo material. Pode até ser, mas não no sentido denotativo. Feminino e masculino é muito mais profundo do que podemos imaginar.

            A cultura Ioruba nos mostra que – determinadas tribos tinham um Orixá como representante. Logo, todos os integrantes daquela tribo eram automaticamente protegidas por aquele Orixá.

            Aqui no Brasil, quase começou assim. Porém, não.
Aqui no Brasil, o culto aos Orixás tomou outro rumo. Aliás, tomou vários outros rumos, que distanciaram significativamente os cultos praticados anteriormente pelos africanos em seus países e territórios de origem.

            Partindo da observação da procriação das espécies, podemos ver hoje em dia, pessoas falando que são de, por exemplo, Yemanjá com Ogum. Caracterizam geralmente, Yemanjá como a mãe e Ogum como o pai.

            Do ponto de vista mais tradicional, outras pessoas dizem que são, por exemplo, de Oxossi, porque sua “tribo” é comandada e protegida por Oxossi. Assim, homens e mulheres, independentemente de quem sejam – são automaticamente deste Orixá.

            Mas, existe um terceiro ponto de vista.
Esse ponto de vista não é muito explorado.
Não se baseia na tradição tribal como proteção de um único Orixá, e muito menos na observação da procriação das espécies. Baseia-se nos princípios do culto ao Orí.

            No culto a Orí, podemos ver estudos que mostram as camadas energéticas que constituem nosso Orí. São inúmeras, porém, as principais são quatro – representando – respectivamente, todos os quatro elementos da magia e suas significações.

            A união de todas essas camadas, somadas com uma série de fatores, que englobam o nosso cotidiano, e até mesmo, a nossa genética material – são fatores que constroem o nosso Orixá.

            Tendo como base o culto ao Orí, vemos que nós, seres humanos, possuímos apenas um Orixá. Esse Orixá resume todo nosso perfil psicológico, qualidades e defeitos, entre outras coisas a serem postas em evidência. No, entanto, essas outras coisas já entram em mérito de um assunto que abrange Odú. Todos sabem que Odú é a programação comportamental, quase que genética a qual o Orixá se “padroniza”. Ou melhor... É padronizado.

            Com isso, por conta de nossa individualidade e ÚNICA CABEÇA, nós possuímos apenas um Orixá. Se nós possuíssemos mais de uma cabeça, ou tivéssemos pelo menos dupla personalidade, poderíamos dizer que temos dois Orixás, mas, logo seria uma tese descartada, perdendo automaticamente o lugar para a afirmação de que o “Orí está doente”.


Orí Mejí Existe?

            A questão sobre a duplicidade energética de um Orí – é realmente muito debatida. Há quem diga que Orí Mejí se trata de uma cabeça com dois Orixás (o caso de pai e mãe). Há quem diga também, que, Orí Mejí – é o templo caracterizado pela união de dois Orixás traçados por um mesmo Odú – gerando uma qualidade em especial e duas qualidades em comum.

            O culto a Orí é o primordial. Sem ele, nada seria possível: culto a Orixá, culto aos ancestrais, culto a natureza... Nada!

            O culto a Orí nos ensina que nós temos uma individualidade. Nós somos um (1). Nós somos únicos. Possuímos apenas uma (1) cabeça, um (1) cérebro... Logo, seria absolutamente impossível uma pessoa ter dois Orixás, ou então, dois Orixás traçados no mesmo Odú caracterizando duas qualidades em comum que gera essa suposta duplicidade.

            Então, para finalizar – podemos afirmar piamente que Orí Mejí é mito! Não existe. É invenção.


21 comentários:

  1. então como explicar a pessoa que vira nos 2 santos no caso do ori meji? ou em que vira em todo seu carrego no caso de angola?

    ResponderExcluir
  2. Fico contente por ter uma pessoa em quem confiar junto a internet pois procuro varias respostas . Eliana oxum

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber de Yemonjá Ogunté pode vir como segundo santo ?

    ResponderExcluir
  4. Eu sou de Odé, não quero saber de outro santo pegando minha cabeça não, pelo amor de Deus, dá trabalho de mais cuidar de um, imagina ter que cuidar de dois, isso é pra quem tem tempo de sobra.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de sua atuação na net, acho louvável uma pessoa jovem mostrar-se tão dedicada ao estudo das religiões afro-brasileiras.

    Quais são suas fontes Brad? De onde vc compila o conteúdo de suas reflexões?
    Bjo Asé

    ResponderExcluir
  6. Mojubá!!!

    Peço licença para divulgar a página da nossa comunidade de axé no facebook:

    https://www.facebook.com/ileaseonanlayo

    Obrigado e awurê-ó!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do blog e das postagens no youtube, porém uma coisa que me intriga é o porquê os comentários no blog não são respondidos e também nos vídeos do youtube está desabilitada está ferramenta comentários. Perguntas como a do colega acima, por exemplo, de quais são suas fontes, poderia nos direcionar para autores com boas publicações sobre o assunto. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Primeiramente, eu gostaria de agradecer imensamente por apreciar o blog. Estou preparando um conteúdo para 2015 que promete!
    No momento eu estou tão atarefado, mas tão atarefado que, ultimamente não tenho feito novas matérias.
    O motivo pelo qual desabilitei os comentários no Youtube - tem a ver com ameaças e xingamentos.
    Entretanto, peço imensas desculpas e prometo dar mais atenção pra todos.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. As fontes são diversas. Diversas mesmo...
    Eu não pego de um livro em específico, porque eu nunca concordo 100% com um autor.
    Eu diria centenas de livros, dezenas de barracões, mais de 10 anos de pesquisa...

    ResponderExcluir
  10. Prezado Brad, fui iniciado no Gege, no orixá xangô, sei que apos esta iniciação, não tive mais equilíbrio espiritual, pode ter entrado no meu ori alguma força negativa juto com orixa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Brad, fui iniciado no Gege, no orixá xangô, sei que apos esta iniciação, não tive mais equilíbrio espiritual, pode ter entrado no meu ori alguma força negativa juto com orixa?

      Excluir
  11. Prezado Brad, fui iniciado no Gege, no orixá xangô, sei que apos esta iniciação, não tive mais equilíbrio espiritual, pode ter entrado no meu ori alguma força negativa juto com orixa?

    ResponderExcluir
  12. O Ori meji é uma pessoa que possui dois orixas no ori,mas nâo como o adjuntó,no Ori meji se caracteriza os dois orixas regendo influenciando a pessoa,sou prova viva que isso é possivel sou Ori Meji Exu e Ogum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou prova viva de ser Ori Meji, sou de Iemanjá e Iansã.
      Os dois orixás estão sempre me fluenciando no dia a dia. E nos jogos sempre dão os dois juntos. Então não pode ser mito Brad Pághanni.

      Excluir
    2. Me chama no zap preciso falar com vc to muito perdida me ajuda 11963033574 me chamo bia

      Excluir
  13. Orí Mejí é a expressão em Yorubá que quer dizer “Cabeça dupla”, ou seja um individuo que tenha um Orí regido por dois Orixás ao mesmo tempo. Mas devemos observar os dois tipos de Orí Mejí que encontramos dentro da liturgia das casas de candomblé, o Primeiro é quando uma pessoa tem dois orixás Iguais regendo a cabeça, mudando apenas a qualidade, exemplo: Oxaguian e Oxalufan; Odé Ibualama e Odé Inlé; Oxum Òpará e Oxum Yeye Pondá…, Ou seja, ter no Orí dois Orixás Iguais de frente.

    A Segunda explicação para Orí Mejí é quando a pessoa tem dois Orixás de frente, não definindo-os como Orixá frontal e Juntó, pos eles caminham juntinho no mesmo Orí, Exemplo: Yemanjá e Ogún; Oxalá e Oxóssi; Omolú e Oyá…

    Sabe quando nos informam que nosso Orí está em “Briga”, dizem que há uma disputa no nosso Orí, isso pode ser por causa do Orí Mejí.

    Essa Ideia de Orí duplo ou Orí mejí vai do entendimento de tradição passada de casa pra casa, assim sendo que ainda há outros pontos de vista para esse tema que não é favorável ao entendimento dos mais velhos e da tradição Yorubá

    ResponderExcluir
  14. Só que e meji sabe o que é ser meji... o resto é folclore inventado pelo homem.

    ResponderExcluir
  15. Verdade eu também sou meji . Oxum e Iemanjá . Meu amor é tão grande com yemanja que oxum por respeito me deu o direito de escolher se eu posso fazer minha cabeça nela ou em yemanja. Pelo amor , e em respeito a grande mãe yemanja . Amo as duas , e tenho muito ligação espiritual com yemanja . Mas as duas estão comigo. Conexão linda ♥️

    ResponderExcluir
  16. Podemos afirmar que sua análise está errada e você falou sobre o que não têm conhecimento!

    ResponderExcluir