domingo, 20 de março de 2011

Oferendas e Poluição Ambiental: Alto da Boa Vista

Oferendas ou Poluição?


- Por Brad Pághanni de Oxalá


            A verdadeira essência do candomblé está na natureza. As oferendas são feitas como uma forma de comunicação do homem com a natureza. Mas, será que essa comunicação tem limites? Há locais certos para se fazer uma oferenda? E mais... Há modo certo de se fazer uma oferenda?

            Uma comunidade virtual do Orkut chamada “Alto da Boa Vista” abriga um tópico chamado “Como Acabar Com as Macumbas no Alto”. Lá, um homem diz sobre o estado crítico de uma área protegida por ambientalistas (Alto da Boa Vista), onde, praticantes de macumba largam despachos com bichos podres e outras coisas desnecessárias.

“Não tenho absolutamente nada contra a macumba e os macumbeiros, mas do jeito que está não dá! Dezenas de urubus na carniça deixada pelos macumbeiros, um cheiro insuportável de bicho morto, uma porcaria só. Além de ter uma mendigada braba que vive das macumbas e das cachaças deixadas nela. O que fazer para acabar com essa lixeira a céu aberto?”

            Outra pessoa falou mais ou menos sobre outro protesto. A pergunta em pauta é: “O que fazer para acabar com essa lixeira a céu aberto?”
            Vejam à seguir...

            Homem diz: “Com outra macumba! Coloca um caixão aberto! A comunidade poderia fazer uma vaquinha. Compraríamos um caixão, colocaria um boneco dentro e uma placa, alertando as autoridades, sobre as macumbas postas todas as semanas. Garanto que a imprensa falada e televisionada apareceria. Assim, o poder público constituído começaria a se cocar”.

            Entre as últimas postagens, podemos observar outro homem dizendo:

            “O problema é muito mais sério. Se proibirem os macumbeiros de emporcalharem o Alto, logo aparece um sociólogo protestando, dizendo que é racismo, intolerância, xenofobia, etc. Deixo claro o meu repúdio a estes imundos. Porque não botam suas macumbas sob suas camas, dentro de suas casas?”

            Prestem a atenção neste vídeo:


            Realmente é uma questão lamentável. Iremos pesquisar para saber sobre esses ocorridos, e ver os dois lados (macumbeiros e não macumbeiros) para tirar esta história a limpo.



1 comentários:

  1. fiquei encantado com vc por tanta sabedoria ate agora,como li antes respeito vc por sua idade e sabedoria adoraria de estar sempre em contato com vc acho tb que esta erreda isso de despacho em encruzas porque podemos fazer as oferendas sem agredir a natureza.asé

    ResponderExcluir