quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Zé Pelintra não é Exú, Mas é Egum!

Olukó Brad de Oxalá


Antes de tudo, gostaria de dizer que, fiz uma pesquisa com pessoas de umbanda e de candomblé, e constatei que muitos acham que se diz e se escreve “Pilintra”, quando na verdade é “Pelintra”. Então, vamos tirar o “Pilintra” e o “Candombré” do nosso vocabulário.



         Certamente, quem está lendo esta postagem já ouviu alguém mais velho dizer que Zé Pelintra não é Exú.

         Realmente seu Zé Pelintra não é Exú Ayièkùrù, mas, tecnicamente falando, nada difere Zé Pelintra de um Ayièkùrù a não ser o aspecto histórico.

         O que são os Ayièkùrù? (Bato direto nesta tecla. Clique aqui para ver o vídeo que eu falo isso).

         Nada mais, nada menos que os ancestrais que vieram da Europa para o Brasil no Século XVI – e passaram a ser cultuados há pouco mais de cem anos com o nascimento da Umbanda.

         E, o que são os Eguns?
         A tradução literal para a palavra Egum é “osso”. Mas, não necessariamente porque o cara morreu, apodreceu e virou osso.
         A palavra “Egum” foi remetida a conotação para explicar que os nossos ancestrais são parte da estrutura de todos nós, assim como os OSSOS são do corpo humano.

         Então, quando falamos “Egum”, estamos dizendo conotativamente “Ancestral”.

         Logo, tiramos conclusões que, Zé Pelintra (e não Zé Pilintra) é um ancestral assim como Tranca-Ruas, Maria Padilha, Exú Caveira. Entretanto não é considerado um Exú.

         TODOS OS EXÚS SÃO EGÚNS, MAS NEM TODOS OS EGUNS SÃO EXÚS (apesar de “Ayièkùrù” significar “Aquele que mora na terra mesmo depois da morte”).

Mas, isso é assunto para outra matéria.

         E para finalizar a matéria, vocês sabiam que, inicialmente os vulgos “Exú” ou “Povos de Rua” eram chamados de “Padrinhos e Madrinhas”?

         Fica aí então uma curiosidade para quem não vivencia ou nunca vivenciou a umbanda.

Forte axé para todos.


12 comentários:

  1. Li, mas não consegui entender pq Seu zè Pelintra não é exú.Para mim não ficou muito claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou candomblecista, e humildemente digo à voce q os ensinamentos variam um pouco de acordo com suas respectivas nações...emfim, como dito , de fato todo esù é um egum, mas nem todo egum é um esù. voce ja deve ter ouvido esta frase: " voce esta com egum brabo ". egum sao qualidades de espiritos AINDA em desenvolvimento/evolução, e nao sabem discernir ou diferenciar o bem do mal, fazem qualquer tipo de trabalho desde q sejam oferendados e costumam muito se passar outros esùs. repare q o egum mais conhecido é o Sr.Zé;por que?[...]
      o egum quando atinge um certo nivel de evolução ele pode ou nao querer se tornar um esù. Digamos q Sr.Zé esta onde quer estar, mas ainda é um egum.

      Excluir
    2. kkkkk Filhote de Lulla rsrsrsss, muito bem...

      Excluir
  2. parabens, estou abrindo minha umbanda aqui em sp e trabalho já há algum tempo ( desde os 7 anos de idade na umbanda e no camdomble fui filho de agenor miranda rocha. vc é especial por falar e se expressar muito bem parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. TODOS OS EXÚS SÃO EGÚNS, MAS NEM TODOS OS EGUNS SÃO EXÚS , COM ESTA OBSERVAÇÃO FEITA ACIMA , PODEMOS ENTENDER NA COMPLEXA ORDEM ESPIRITUAL A CADA ESPIRITO NA SUA COMPOSIÇÃO E ORDEM DE FUNÇÕES , ACREDITO NUMA PESQUISA MAIS OBJETIVA EM QUESTIONAR A ENTIDADE EM QUESTÃO EM TODO O TERRITORIO OU CASAS , PARA CONFIGURAR UM IDEIA MAIS CLARA SABENDO QUE É DA NATUREZA HUMANA A INSATISFAÇÃO NO RESULTADO GERANDO CONFLITOS DE ENTENDIMENTOS , AS COISAS ESPIRITUAIS SÓ SE ESCLARECE PELOS ESPIRITOS ,COMO EM TODAS AS OBRAS DO ESPIRITIMO OS ESPIRITOS SÃO OS PORTAS VOZ ATRAVÉS DA MEDIUNIDADE.VEJO HISTORIAS DE EXUS QUE CONTAM A SUA VIDA ETC ... E NUNCA ESTA ASSINADO PELO ESPIRITO SENDO DUVIDOSO A ORIGEM COMO ANONIMO . GERA DUVIDAS .... AXÉ !!!

    ResponderExcluir
  4. Verdade,ele é da malandragem,mas trabalha na linha dos Exus.

    ResponderExcluir
  5. Falar sobre seu Zé Pelintra, tem que ter muito conhecimento. E de Egun tbm.

    E acho que criar um texto efalar se é exu ou egun, e no final não dizer nada, é apenas um texto a mais sem aprofundamento.

    O mistério de Zé Pilintra é muito grande, porém em dados históricos, e de alguns pesquisadores dizem que ele existiu, morou e tem estudos até em cartórios em Pernambuco sobre o assunto.

    Acho importante ressaltar, qual a diferença se ele é egun ou não , ou exu ou não? O que isso muda na linha espiritual de trabalho?

    Quando ver um Zé pelintra pergunte a ele, vá direto na fonte, ok!

    Desculpe colocar dessa maneira, mas vejo que falta muita pesquisa e vivência!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. No meu conhecimento EXU é uma vibração espiritual , um estado de espirito na permanencia de um plano espiritual entre os planos superiores e os inferiores , orixas foram em vida reis , rainhas e demais integrantes da nobreza africana , que ao desencarne era um costume religioso rirualistico que seus guardiões e mensageiros,sacerdotes ,armas e joias, vestes ,escravos ,concubinas e animais de estimação os acompanhassem no túmulo tanto na AFRICA QUANTO NO EGITO , daí surgem os EXUS GUARDIÕES SERVENTE DE ORIXAS ,onde todo orixa tem seus exus... E nos cultos foram fundidos EXUS = MENSAGEIROS GUARDIÕES DE OUTRAS DIVINDADES DE DIVERSAS CULTURAS , seja um exu africano ou de outra cultura , nunca deve ser subestimado, mesmo que seja apenas um falangeiro , porque ele está ligado a um chefe de falange que está ligado a um chefe de legião ( exu rei =oba esú )... Quanto ao zé pilintra , são muitos, tantos quantos malandros existiram no mundo , pilintra e uma distorção fonética de PILANTRA que é sinonimo de malandro , e nada tem haver com os mestres zé do catimbó embora tais entidades ja estejam traçadas.... Quanto a ser exú ou egun ,classifico egun como força cega ,espirito guardião dos ossos , dos restos, ruinas e de tudo oque é podre , tais espiritos temem suas imagens ao espelho daí a confirmação de uma força cega e retrogada ao instinto animal... Ja BABA EGUN é um feiticeiro , oxô , traz consigo a sabedoria dos fundamentos mais antigos e até perdidos, BABA EGUN pode ser bom ou mal ... Segundo o jeje todos quando morrem se tornam VODUNS , ORIXAS , TODOS SÃO CENTELHAS DIVINAS , SE SERÁ BOM OU MAL , INTELIGENTE OU FORÇA CEGA É UMA QUESTÃO DE ESTADO DE ESPIRITO , VIBRAÇÃO ....

    ResponderExcluir
  7. Continuo na dúvida em qual classificação se inclui seu Zé`Pelintra, Encantado , Exú Egun ?

    ResponderExcluir
  8. Pra quem não entendeu e não sabe que existem a hierarquia na espiritualidade, estão batendo cabeça e escrevendo até textos grandes.
    Se vcs não sabem, até nos céus, na divindade, anjos, arcanjos entre outros, tem cargos e hierarquias.
    Parabéns meu amigo, foi incisivo na explicação.

    ResponderExcluir
  9. Zé pilintra pode ser exu e egum.
    Depende de como se apresenta e o que pede para vc. Ervas em vês de sangue é egum. Exu prefere sangue em vês de ervas. Zé pode ser tanto exu como egum .

    ResponderExcluir