quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Que é “Qualidade de Santo”?

Olukó Brad Pághanni de Oxalá

Particularmente, “qualidade de santo” é uma expressão execrável que deve ser extinta do candomblé o mais rapidamente possível. Mas, porque eu digo isso? A resposta é: pelo simples fato de não existir “qualidade de santo”. Para quem ainda não conhece o candomblé, ou está entrando agora, as “qualidades de santo” só vão embolar as cabeças dessas pessoas.

Vamos colocar, por um exemplo, o Orixá Oxum.
Oxum é Oxum e ponto final.

As chamadas “qualidades de santo” nada mais são que nomes ligados a certos títulos desses Orixás.

Ex.: Eu sou BRAD.
Minha mãe me chama de FILHO.
Meu amigo de chama de CAMARADA.
Meu filho me chama de PAI.
Fulano me chama de QUERIDO.
Ciclano me chama de MAGRINHO.

E por aí vai... Eu não deixo de ser Brad. Só tenho diversos títulos.

E, como nós podemos saber que títulos são estes?
Estudando os itãs!

E, onde são baseados estes itãs?
Itãs são lendas baseadas nos Odús e nos Omóodús. Não aconteceram de verdade! Válido frisar isto: não aconteceram de verdade.
Os itãs foram métodos filosóficos para que os adultos ensinassem aos pequeninos, na antiga Nigéria!

As “qualidades de santo”, na verdade, podem ser resumidas em: Orixá passando por determinado caminho, ganhando um certo comportamento.

Ex.: Oxum passando por Ojíogbé Irètè.
Neste caso, o Orixá oxum ganha um comportamento versátil, entre a intelectualidade e a arte de guerrear. A arte de usar o facão.
E que título Oxum receberia ao passar neste Omóodú?
Não sei e pouco me importa saber! O que interessa é saber a energia de determinado Orixá passando por determinado Odú, para que você possa trabalhar essa energia obtendo êxito.

Simples, não?!

Outra coisa que gostaria de falar é que: todos os Orixás passam por todos e quaisquer Odús. Literalmente!

Então, meus caros... Não se foquem nessa preocupação em saber o que é Oxum Opará, Oxum Ejímún... O que importa é saber em que Odú aquele Orixá está passando.

Seria essa a explicação mais breve e direta sobre a expressão vulga “qualidade de santo”.

0 comentários:

Postar um comentário