quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como Funciona o Jogo de Búzios?

Olukó Brad de Oxalá

               Antes que me chamem de “Mister M da macumba” – caros pais e mães-de-santo: não vou profanar informações. Só estou contribuindo com a minha parcela para que pessoas que não entendem não caiam em contos de marmoteiros.

               Muitos param para se perguntar: como funciona o jogo de búzios? É questão de vidência ou de estudo?

               Creio que esta postagem não será tão grande, por conta da simplicidade que é entender uma coisa tão complexa. Paradoxal, não? Pois é... Vamos nessa!

               Quem nunca viu o espiritualista contando os búzios na hora de jogar? E antes disso... Quem nunca viu o espiritualista balançar as mãos com as pedrinhas antes de lançar à base?

               Saibam que essas coisas não se remetem a fundamentos ou pura vidência, como se fosse algo extremamente sobrenatural. Tem sim a sua parcela de fé, de crença e de questões sobrenaturais. Entretanto, boa parte é física e técnica.

               Não vou profanar os segredos ritualísticos do jogo de búzios, mas vou falar sim, como os espiritualistas chegam às conclusões quando jogam.

               As jogadas e as posições são estudadas. Geralmente são baseadas no número de búzios abertos e de búzios fechados.

Búzios Abertos

               São as peças que – sofrem uma espécie de fratura nas “costas”, originando então um buraco. No jogo, quando este buraco cai para cima, chama-se de “búzio aberto”.

Búzio Fechado

               São as peças que não sofrem essas fraturas, e que quando caem com sua rachadura de natureza (aquela fenda com dentinhos) para cima, chama-se de “búzio fechado”.

E como se chegam as conclusões?

               Baseia-se no número de búzios que caem abertos e fechados.
               Ex.: 10 búzios abertos e 6 fechados podem significar um Orixá ou um Odú.

Todo jogo é igual?

               Não. Não existe uma regra técnica, mas, existem rituais sacros de tradição e que não são recomendáveis brutas alterações. Eu por exemplo, costumo jogar com 26 búzios. Quando se aprende, as pessoas adaptam técnicas pessoas, sem alterar o que não deve. Outros jogam com 9, ou 16 ou 17... Outros com 28 (devido as fases da lua). As técnicas são relativas e geralmente singulares. Os rituais sacros não.

E para identificar um Odú?

               É exatamente a mesma coisa. Búzios abertos, fechados, ou outros tipos de oráculos. Nunca a numerologia.

Qualquer um pode aprender?

               Dizem que sim. Eu discordo. Ifá é inteligente o suficiente para saber quem deve e quem não deve se aproximar dessa aprendizagem. Não que seja uma questão de “preconceito” ou, “seleção especial” ou ainda “grupo vip”. Trata-se dos mistérios do universo que exatamente NINGUÉM é capaz de explicar.

E se eu comprar uma apostila que ensine?

               É a mesma questão! Se o autor da apostila ou do livro for uma porcaria, e só escrever besteira, pode ser que não é a hora de aprender, ou então, nunca será. É muito relativo. É uma questão de espiritualidade individual, e não em massa. Mesmo assim, você precisa passar por rituais sacros e alguém do lado para orientar no seu caminho.


6 comentários:

  1. em algumas casa são diferente a parte que foi aberta ainda que dizer não e a serrilhada sim

    ResponderExcluir
  2. Acompanho seu posts a um tempo e acho super bons. Mas gostaria de saber se vc conhece um lugar serio onde possar se aprender as historias dos Odus, pois sabemos da grande falta de informações de nossos zeladores as vezes por ignorância outras por egoismo, e tenho muito interesse por essa parte do candomblé. Se puder m ajudar agradeço! Motumba

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Gostaria de saber o endereço de e-mail, tentei enviar um e-mai mais não consegui, pode me passar? Axé

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de saber se existe a possibilidade de sair dois jogos diferente para a mesma pessoa. Sou leiga no assunto, e por curiosidade e desespero joguei buzios em um mês com uma pessoa. No mês seguinte, joguei com outra pessoa búzios também. O jogo saiu totalmente diferente. Foram 2 jogos diferentes.
    O primeiro foi com um homem bem mais velho, que jogava o buzios 3 vezes para cada pergunta minha. Ele iniciou o jogo falando dos meus orixas, etc.
    O segundo jogo, iniciou com uma mulher mais nova. Ela não disse meus orixas, nem jogava 3 vezes para confirmar.
    Afinal de contas, qual profissional teria o jogo mais relevante?

    ResponderExcluir
  5. algumas pessoas leem as caidas pelo lado aberto da natureza mas isso e irrelevante a verdade é que existem varios metodos de jogo

    ResponderExcluir
  6. Bem, gostaria que vc pudesse falar para pessoas sem conhecimento como eu , onde posso buscar curso com credibilidade? obrigada. Ah não esquecendo, vc atenderia a minha pessoa, eu com saudades do meu neto que não mora mais aquí no Brasil. confio eum vc.

    ResponderExcluir