terça-feira, 19 de abril de 2011

Como Saber Seu Odú: Numerologia é uma FARÇA!

Olukó Brad Pághanni de Oxalá


            É um tema interessante de se abordar porque ele é bastante difundido no candomblé. Entretanto, é pouco esclarecido.

            Para começar, vamos entender o que é Odú.
            Odú é o nome que se dá a um tipo de energia. Existem vários tipos de energias, com diversas funções. Quando falamos de Odú, estamos falando de algo bastante profundo – que é correlacionado à filosofia e a compreensão dos atos e da mente humana.

            Os Odús são a combinação dos quatro elementos do mundo da magia: terra, fogo, água e ar. Cada um desses elementos possui um significado, chamado de “Atributos”.

·        Terrarepresenta a materialidade.
·        Fogo – representa a força do movimento.
FORMA CORRETA DE VER ODÚ
·        Água – representa os sentimentos e as emoções.
·        Ar – representa os pensamentos e reflexões.

São basicamente 16 Odús, ou seja, 16 combinações básicas desses quatro elementos. A terra se funde com o fogo, e gera um Odú, se funde com a água e gera outro odú, e assim consecutivamente, até encontrarmos 16 combinações.

            Logo, cada Odú possui um significado, baseado nos significados primários de cada elemento. Depois de fundidos, os Odús recebem nomes específicos. Os Odús são:

            Okaram, Egiokô, Etáogundá, Iorossum, Oxê, Obará, Odí, Egionole, Ossá, Ofum, Worim, Ejilaxeborá, Ejiolobam, Iká, Obeogundá e Iretê.

            Só que é importante ressaltar uma coisa: essa ordem é Brasileira. Existem diversas ordens. Existe a ordem de Cuba, a ordem da Nigéria, que é a tradicional entre outras.

            A numerologia para descobrir os Odús é uma técnica falha. Vou explicar o porque.
            A numerologia nos ensina somar nossa data de nascimento, para obter o odú. Eu, por exemplo, nasci no dia 07/07/1990. Logo, somam-se todos os algarismos. Encontramos então o número 33. Mas, como o número 33 é um número que passa de 16 (quantidade de Odús), somam-se novamente os algarismos: 3 + 3 = 6. Um Babalawô brasileiro diria que eu sou do Odú Obará.

            Agora observem uma coisa interessante:

            Na ordem na Nigéria (tradicional), o número 6 não é Obará e sim Okaram!
            Oras! Então se eu fosse me consultar com um Babalawô de tradição Nigeriana, e se ele fizesse uma numerologia, eu seria de Okaram?

            Ué! Eu sou de Okaram ou de Obará? Logo, podemos concluir que a numerologia é um sistema falho.

            NUMEROLOGIA É UM SISTEMA FALHO quando se trata de Odú.

            Se você quiser saber o seu Odú, faça um jogo. Mas, um jogo real: búzios, ou ikim... Mas, para saber sobre odú, nunca opte pela numerologia!

12 comentários:

  1. Comentário ,fazemos aniversário juntos rs !

    ResponderExcluir
  2. Sou do dia 7 de junho!!!rsrs Tenho muita vontade de conhecê-lo pois te acho uma pessoa muito inteligente dentro da nossa religião.Já vi quase todos os seus vídeos postados.Ficaria muito satisfeito se me add no msn: alvani_ribeiro@hotmail.com Aguardo um retorno de sua parte.Sou iniciado para Yiemanjá a 18 anos e gostaria muito de trocar experiências contigo,pois te acho uma pessoa incrível!!!Motumbá!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Brad
    Gosto muito do seu trabalho e gostaria de parabenizá-lo por isso, embora eu não seja da religião sou estudioso simpatizante entre outras linhas do culto aos orixás e aprendo bastante com vcs que levam a sério essa tradição linda.Eu gostaria de saber se vc ja observou atentamente as descrições de alguns odus pela numerologia e percebeu "coincidencias" interessantes, eu sim, não apenas com relação a mim mesmo , mas leio as descrições dos "supostos" odus de alguns amigos e parentes (baseado na numerologia) e elas assim como meu ficam abismadas com o que ouvem, dizem geralmente: sou eu 100%. Como vc explicaria tanta "coincidencia"? È possivel se dizer que é completamente falha essa maneira de calcular os odus?Obrigado e continue nos trazendo essas pérolas de conhecimento e boa vontade.

    ResponderExcluir
  4. Bom, lendo esse tópico. Tirei uma conclusão ( minha opinião e claro ). Sendo da maneira da ordem nigeriana a tradicional, os odús de cada pessoa seria definido de uma forma. Não querendo dizer que da forma da numerologia esteja errada. Porque após a implementação da umbanda, candomblé no Brasil, as crenças da mesma, teve uma mudança considerada com o Sincretismo Religioso no Brasil. Mais se tratando de uma religião e seus seguidores. Posso lhe afirmar que os escravos da época não implementaram a numerologia pra ser uma farsa, com certeza foi uma forma de definir os odús dos devotos de forma que não atrairia a atenção se seus "Donos" (odeio esse tipo de coisa).

    Então fica a seguinte questão:

    Eles mudarão erradamente a forma de descobrir seus odús ou descobriram uma forma mais complexa e que não chamava a atenção dos brancos. (que não aceitavam a religiões dos escravos)



    Obs: Não tenho uma religião definitiva. Sempre fui criado na igreja católica, mais estou namorando uma garota que frequenta e é devota do espiritismo (linha branca). Curioso com a religião dela decide pesquisar na internet e encontrei seu post e decidi também comentar sobre o assunto. (mesmo não sabendo de nada)sou apenas um mero visitante passando uma maneira de pensar diferente.

    Abração e boa sorte a todos ;D !!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de fazer uma observação baseiada no seu raciocinio.
    " São basicamente 16 Odús, ou seja, 16 combinações básicas desses quatro elementos. A terra se funde com o fogo, e gera um Odú, se funde com a água e gera outro odú, e assim consecutivamente, até encontrarmos 16 combinações."
    Fica a impossibilidade de um odu ( ou orixa) rege qualquer ori. Um odu é formado por um ou dois elementos.
    O Homem é formado pelos 4 elementos: fogo (energia espiritural) ar (energia mental) agua (energia emocional) terra (energia material).
    Uma observação odus foi a forma que um homem inteligente (ifa, setilu) criou para controlar a energia maior (axé, eter).

    ResponderExcluir
  6. como chama a musica de abertura do seu video, Odú Jogo de Búzios e Qualidade de Orixá
    desculpe me eu sei que a pergunta nao tem nadaaver com candomble ,achei de muito bom gosto essa musica na abertura dos seus videos que alias sao muito bons!

    ResponderExcluir
  7. pena q vc ainda n estudou sobre as egregoras de energia que envolvem cada lugar do planeta e cada planeta em si, já q numerologia está diretamente ligada a consentração de energias eteias (egregorás, ao posicionamento dos astros. e só para completar nao se esqueça de na proxima vez aprender com perfeição a fazer uma numerologia e nao siga oq ve nos blogs por ai já que esse formato de numerologia q usou é incorreto o certo seria muito mais complexo q uma conta de adição mas meus parabens pela iniciativa só estude mais antes de falar sobre oq n sabe (pergunte se esclareça acenda uma vela)

    ResponderExcluir
  8. Mas, ninguém está falando de astros aqui, querido. Estamos falando de cultura yorubá, odús... Numerologia aplicada aos odús não funciona!

    ResponderExcluir
  9. Olá Brad Pághanni já percebí que vc não dá retorno, mas como eu sou insistente minha data de nascimento é 22/02/1948 -fui a uma mesa de jogo e o que me foi informado sou Obara, vc poderia inormar se está correto? puxa vida vou deixar meu e-mail moura.soniamariamattosode@yahoo.com.br- espero que vc veja com carinho. obrigada.

    ResponderExcluir
  10. ENTENDI PERFEITAMENTE,USAMOS MUITO ESSE TIPO DE NUMEROLOGIA MAIS REALMENTE E UM POUCO FALHA.PARABENS PELO SEU TRABALHO

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Brad,

    Para mim as principais razões para o fato de não ter fundamento usar uma numerologia, com a data de nascimento, para se tirar o odu de uma pessoa, considerando o Ifá da Nigéria, são:

    1. Nós usamos calendário Gregoriano, que foi implantado em 1582, pelo Papa Gregório XIII. O Ifá já existia na África muito antes desse evento.
    2. O povo Yorubá não tinha calendário e a semana era de 5 dias.
    3. A lingua Yorubá só teve uma forma escrita por volta de 1910 e foi desenvolvida pelo colonizador Inglês.
    Por isso o conceito de numeral (1,2,...,0) não existia para eles. O que existia era o o substantivo: uma casa, dois filhos.
    4. Essa numerologia só tirar os 16 primeiros odus, que são os chamados odus meji. Por exemplo Obará Meji, isto é, Obará Obará.
    Obará sozinho é apenas um signo ou uma parte de um odu. Isso pode ser constatado observando o Opelé Ifá, que é uma espécie de corrente, onde são claramente identificados o início, o meio e o fim. Tendo cada metade 4 ikins ou buzios, dando um total de 256 (16x16) combinações. Logo existem 256 odus.
    A leitura é feita da início para fim. Por exemplo, se a caída entre o início e o meio foi o signo Obará, e a caída do meio para o fim foi o signo Iká, o odu é Obará Iká.
    Pela numerologia uma pessoa com esse odu nunca vai conhecer o seu verdadeiro odu.
    5. Odu é uma energia dinâmica, que representa uma resposta de Ifá a uma pergunta feita. Por isso, na Nigéria, o odu de nascimento é tirado nos 4 primeiros dias do nascimento.

    Com relação a um odu ser representado pelos quatro elementos primários, queria acrescentar que tem uma linha de Ifá que classifica os odus como:

    Odu com 1 elemento, como Ogbe que é só fogo e Oyeku que é só água.

    Odu com 2 elementos como Ika que é Ar e Terra.

    Odu com 3 elementos como Otura que é Ar, Terra e Fogo.

    Odu com 4 elementos como Odi que é Ar, Água, Terra e Fogo.

    ResponderExcluir