sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Que é Exú?


Você sabe o que é EXÚ?

por Brad Pághanni

Muitas pessoas me pediram para escrever sobre Exú, só que eu não escrevia. Um amigo meu, Júnior Silva foi quem me deu o toque pra realmente falar sobre.
Essa postagem pode esclarecer muitas dúvidas com relação ao que conhecemos por ‘Exú’, principalmente aos novatos que – normalmente se confundem quando falamos de Exú Orixá e Exú Ancestral.
Então serei breve e direto:
·        Exú – divindade oriunda do candomblé. Representa o ‘corpo do ser humano e sua vitalidade’. Esta divindade tem como atribuição também a ‘Força do Movimento’, pois é o detentor do elemento Fogo. Também é conhecido como ‘Bára’ ou ‘Exú Bára’. Na cultura de Benin é conhecido como ‘Legba’ e na cultura de Angola é conhecido como ‘Mavungo’. Sintetizando, Exú Bára é um Orixá. Existe uma infinidade de atribuições a este Orixá (atribuições estas que eu precisaria de mais dez mil postagens para explicar).
Exú Orixá



·        Exú Catiço – é o nome que se usa para denominar o conjunto de entidades relacionadas à umbanda. Não é a mesma coisa que Orixá – tampouco pertence à cultura do candomblé.

Exemplo: Exú Caveira (ancestral português), Exú Marabô...
Exú Tranca Ruas...
Tranca Ruas- Exú Ancestral


Curiosidade: Exú Tranca Ruas é um ancestral inglês (daí a bengala, a cartola e a capa).



No tempo em que o Brasil foi descoberto, tal terra passou a ter negros, brancos, além dos aborígenes. Há pouco mais de cem anos, esses ancestrais passaram a ser cultuados. Os ancestrais aborígenes passaram a ser cultuados como ‘caboclos’. Os escravos como ‘preto-velhos’ e os brancos como ‘Exús’.
            Existe mistério nisso? Não!
            Simples de compreender, né? Sim...

Vocês ouvirão dizer que Exú é capeta, Exú é demônio, mas é mentira. Não tem nada a ver, como vocês puderam ver. Esses títulos são verdadeiras falácias. O Diabo, o Satanás do cristianismo não tem nada a ver com essa divindade e essas entidades.

CURIOSIDADE: Na época do sincretismo religioso no Brasil, os brancos associaram a imagem do Orixá Exú ao Satanás bíblico, assim como os escravos associaram seus Deuses à imagens de santos católicos - dando origem ao sincretismo. (clique na palavra para ler sobre).

            Então, como podemos ver, há uma diferença enorme entre Exú Orixá (que é um ser divino, e pra outros, mitológico, assim como qualquer deus de outra mitologia) e, Exú Ancestral – que segundo a crença umbandista – realmente foram pessoas; que já viveram e que tiveram uma história e que hoje possuem a ‘licença’ de incorporar e cumprir sua missão na terra.
            Então é isso. Axé pra todos!

3 comentários:

  1. Adorei seu comentário! gostaria de saber se vc pode colocar meu blog como um dos seus parceiros?
    Obrigado,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog! É como diz Aline, da Cidade das Pirâmides, "Entidades são nossas identidades ligadas aos seres da natureza, Orixás e Raios por sintonia de vibração". www.deolhonomundo.com Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito também só acrescentar que o Diabo do Cristianismo refere-se ao cristianismo mal interpretado. Que o Cristianismo bem entendido não interpreta o exu para o lado do mal, e muito pelo contrário o explica. Jesus se aqui estivesse respeitaria Exu e vice versa.

    ResponderExcluir