segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Yewá - A protetora da sabedoria

Ewá, feita somente em meninas virgens?
(por Brad Pághanni de Oxalá)


Durante muito tempo, cursou pelos terreiros de candomblé uma falácia. O Orixá Ewá não é feita exclusivamente em mulheres virgens. Pode ser feita em mulheres que já tiveram relação sexual, sem enigma algum.

Ifá nos ensina que, ao nascer, recebemos o nosso Orixá. Essa energia é imutável e inalienável. Por este motivo nunca variará. Quem é de Ewá, pra sempre de Ewá.

Suponhamos que uma menina, com seus dezessete, dezoito anos descubra a religião e opta por se iniciar. Aos quinze, ela havia perdido a virgindade. Contudo, ela nascera de Ewá. Sabendo-se que o Orixá é imutável em todas e quaisquer hipóteses, qual será a atitude do Babalorixá? Ao se iniciar nos segredos de Ifá, aprende-se que não se deve alterar as informações fornecidas pela energia do oráculo.

Será que o Babalorixá irá mentir, mesmo sabendo que é contra os dogmas?

É uma questão polêmica, quando se trata de Orixá e sua inalienabilidade.

Conta um Itàn tradicional que Orúnmilá, o Orixá da sabedoria corria de Ikú, o Orixá da morte. O primeiro local que ele viu, serviu de esconderijo para não morrer: de baixo da saia de Ewá. Ikú passou direto e Orúnmilá não morreu.

Este Itàn, assim como outros, possui um sentido totalmente conotativo e não denotativo. Todas as vezes que se toca o nome de um Orixá, a sua representação é que está em evidência. Conclui-se a partir daí que, a sabedoria corria da morte.

Quando se fala de virgindade em analogia com Ewá, estamos lhe dando com uma questão de má tradução do Ioruba para o Português.

Na verdade, a palavra “Wá” significa “pura” e em alguns casos “protetora”. Logo, podemos admitir de braços abertos que – a “virgindade de Ewá” não está ligada ao conceito sexual.

Conclui-se também que, a pureza e a proteção da energia feminina está sobre a sabedoria. Logo, a morte não se aproxima. A fertilidade mental e intelectual é uma chama que não se apaga perto da energia de Ewá.

Por tanto, esse é mais um conceito verídico e estudado de que as meninas virgens ou não virgens, podem sim ser iniciadas para esse Orixá.

0 comentários:

Postar um comentário