sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tudo Sobre O Candomblé (História e Nações)

OLUKÓ BRAD PÁGHANNI DE OXALÁ


Fotografia: PÁGHANNI, brad
            Em primeiro lugar, é importante saber que o candomblé é uma religião panteísta. Esse termo é muito importante para compreensão do candomblé, pois, “panteísmo” significa “Toda Crença em Deus” (do grego Pan + Theo). Esse termo sustenta a idéia de que em tudo há um único Deus. Um Deus que está em tudo, onipresente. Também, a idéia politeísta de – vários deuses representando diversos elementares da natureza.

            Quando há uma relação pacífica do conceito politeísta com a idéia que exprime um Deus supremo que vive em tudo, podemos afirmar que essa relação é característica do que chamamos de “panteísmo”.

            Logo, todos os adeptos do candomblé são considerados panteístas, pois, nessa doutrina, existe um Deus supremo e também outros que estão correlacionados aos elementares da natureza, do universo em geral.

            Os Deuses do candomblé são genericamente chamados de Orixás. Genuinamente brasileira, o candomblé é uma religião cujo país de ascendência tem seus adeptos generalizados como “povo do santo”.

            O candomblé não está presente apenas no Brasil. Existem outros países tais como, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, México, Panamá, Colômbia, Venezuela, Argentina e Uruguai – que abrigam esta religião.

            No século XVI, as tribos africanas, ainda na África – cultuavam de forma singular um único Orixá. A junção de todos esses Orixás se deu aqui no Brasil com a importação de escravos de diferentes tribos para o mesmo local.

            Reunidos nas senzalas, os escravos nomeavam um chefe, também negro, responsável por zelar os ritos aos Orixás. Os chefes homens eram chamados de Babalorixás, e as mulheres, Yialorixás.

            Desde seu início, 1549, passando pela Abolição da Escravatura em 1888, até os dias de hoje... O candomblé vem resistindo ao preconceito e a força do tempo – o que propõe uma infinidade de mutações temporais.

            O candomblé possui adeptos de várias partes do Brasil, das mais diversas classes sociais. Aproximadamente três milhões de brasileiros freqüentam o candomblé – espalhado por dezenas de milhares de terreiros.

            Só na cidade de Salvador, Bahia, existem aproximadamente 2.300 terreiros registrados na Federação Baiana de Cultos Afro-Brasileiros e catalogados pelo Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA.

            Devido a inúmeras parecenças, o candomblé é muitas vezes confundido com Umbanda, Macumba e / ou Omoloko – que são religiões brasileiras, e também, religiões americanas tais como Vodou Haitiano, Santeria Cubana e o Obeah – em Trinidad e Tobago.

            Na África, existiam diversos grupos étnicos e que foram trazidos para cá, Brasil. Os mais destacados são:

·        Yoruba – grupo étnico oriundo da Nigéria composto por aproximadamente trinta milhões de pessoas. É o segundo maior grupo étnico da Nigéria – representando 20 % da população. A maioria fala o idioma ioruba, também conhecido por Èdèe Yorùbá ou simplesmente Èdè.
Geralmente, estão localizados no Sudoeste da Nigéria, nos estados de Ekiti, Ogun, Lagos, Kwara, Osun, Oyo e Ongo.
Vivem também em outros países como Brasil, Togo, Gana, República Dominicana, Cuba, Serra Leoa e República do Benin.

·        Ewe – também conhecido como Jeje – habita Gana, Togo e Benin. Falam a língua Ewe – que está relacionada a outras línguas tais como: Aja, Togo, Benim, Gbe e Fon. Essas línguas pertencem à família de Línguas Kwa – que é um ramo da família lingüística nigero-congolesas.

·        Fon – população do sul de Benin e do sul de Togo. Os Fons falam a língua Fon e sua maior expressão histórica se deu na fundação do Reino Dahomey (Reino do Daomé). Este era um reino, onde atualmente é Benin, fundado no século XVII e que durou até 1901, quando foi conquistado por tropas senegalesas e pela França. Outra expressão muito forte foi à chamada Diáspora Negra – que é caracterizada pelos acontecimentos em outros países fora da África, devido ao processo escravista através do Vodum (tradição religiosa deles).

Com a semi-independência da religião, o candomblé se espalhou por diversas partes do Brasil, e, devido à soma de fatores históricos, culturais e sociológicos, surgem então as chamadas Nações – que são ramificações do candomblé. Essas nações são conhecidas basicamente como Nagô, Ioruba, Ketu, Efan, Ijexá, Jeje, Xambá entre outras.
            Seus fundamentos são muito parecidos, mas há muita diferença entre essas nações, devido aos ocorridos históricos.

            Com essas culturas, o candomblé se tornou uma religião muito vasta e muito rica em mitologias diferentes. Entretanto, nessas mitologias, nós podemos observar algo em comum: os deuses, independentemente do nome que recebem, sempre são criados por um Deus supremo.

Na mitologia Yoruba, os Orixás foram criados por um deus supremo chamado Olorum ou Olodumare. Eles acreditam que não há outro deus equivalente a Olodumare.

            “Kosi Oba Kan Afi Olorun – Não Há Outro Rei Senão Olorun”.

Na mitologia Fon, os Voduns foram criados por um deus supremo chamado Mawu.

Na mitologia Bantu, os Nkisis foram criados por um deus chamado Zambiapongo, também conhecido como Zambi.

No candomblé em geral, nós podemos observar uma certa hierarquia para organização e melhor execução. Existem os sacerdotes, os instrumentistas e outras funções, geralmente associadas à organização social.

Ao contrário do que muitos pensam, não é errado dizer que o candomblé é uma religião monoteísta, uma vez que, nessa tradição – Deus supremo é apenas um. Mas, também não é errado dizer que é uma religião politeísta devido o fato de ser panteísta. Cabe a visão de cada um.

As diferentes nações possuem autonomia em suas ritualísticas. Devido ao Sincretismo Religioso, muitos interpretam o Deus Católico como o mesmo Deus do candomblé: pai de Jesus Cristo, quando na verdade não.

Para o culto às forças da natureza (Orixás, Nkisis e Voduns) – podemos observar uma série de fundamentos, sempre na linhagem da devoção materializada paralela a fé. Geralmente são cânticos, oferendas de animais e vegetais, vestimentas especiais e danças. Os cultos estão sempre baseados na comunicação do homem com a natureza.

É realmente uma religião muito vasta, e aos poucos, vamos mergulhando neste maravilhoso mundo dos estudos referentes ao candomblé.

Sintetizando:

Desde 1549 o candomblé vem se desenvolvendo em diversos estados brasileiros, com alguns costumes diferentes e outros parecidos. São quase quinhentos anos de história. O candomblé sofreu repressão por parte da cultura européia, depois foi praticamente liberado, depois de 1888, teve seus primeiros estudiosos e escritores, e hoje passa pela era da informação para todos, através da digitalização. Pode-se dizer que esta era da informação para todos é denominada Modernismo no Candomblé.

O Modernismo no Candomblé não visa mudar radicalmente a sua visão e suas práticas, mas sim, adaptar a religião aos dias de hoje, no sentido de que – seus adeptos não podem mais estar totalmente inseridos na religião deixando suas vidas sociais de lado. Todos precisam trabalhar, estudar, cuidar da saúde e todas essas relações sociais não devem ser interferidos pela religião.

15 comentários:

  1. Excelente...Descobri teus videos por acaso outro dia na internet muito bons e o blog também. vou recomendar no meu blog sobre candomble.
    Parabens.

    Ebomi Gleison de Oxalufan. (gleison-hsr@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Querido Amigo!
    Seu texto sobre a religião do candomblé é fantástico.
    Gostei tanto que estou pedindo sua permissão para usá-lo num artigo que estou produzindo. Óbvio que colocarei as referências .
    Atenciosamente.
    Jailton Alves.

    ResponderExcluir
  3. LIVRO: JOGO DE BÚZIOS TRADICIONAL NIGERIANO. SISTEMA DIVINATÓRIO.
    A venda em:
    www.clubedeautores.com.br
    www.bookess.com
    Autor: Wagner Barreto

    ResponderExcluir
  4. Oi boa tarde estou sem casa no momento gostaria de tirar uma duvida com vc oq significa rodar pelo??
    Se poder me responder ficarei muito grata

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, principalmente pela parte em que você cita "O Modernismo no Candomblé não visa mudar radicalmente a sua visão e suas práticas, mas sim, adaptar a religião aos dias de hoje, no sentido de que – seus adeptos não podem mais estar totalmente inseridos na religião deixando suas vidas sociais de lado. Todos precisam trabalhar, estudar, cuidar da saúde e todas essas relações sociais não devem ser interferidos pela religião."
    O que é um pouco difícil de se ver ainda...

    ResponderExcluir
  6. CUIDADO CM PICARETAS Q.FAZEM UM CURSO DE BUZIOS HOJE EM DIA MAS NAO TEM VIDENCIA E NEM FORCA ESPIRITUAL.MUITO CUIDADO.HA MUITA MISTIFICACAO DENTRO DE NOSSA CEITA....MESTREBARONE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. barone71arapiaga @gmail.com ou watsap 019999543681..mestre setimo gral.em candomble africano.cuidado cm picaretas q.nem santo recebe hoje em dia no nosso axe...

      Excluir
    2. barone71arapiaga @gmail.com ou watsap 019999543681..mestre setimo gral.em candomble africano.cuidado cm picaretas q.nem santo recebe hoje em dia no nosso axe...

      Excluir
  7. Inicialmente quero te parabenizar pela montagem do blog. Depois quero esclarecer que não sou Candomblecista, mas sim umbandista. Entretanto, isso não me impede de admirar não somente o seu trabalho, mas a forma objetiva que você faz as suas colocações, as quais também compartilho. Recentemente assisti a um vídeo, sobre as similitudes e diferenças entre o Candomblé e a Umbanda. Gostei tanto que queria, com a sua permissão de utilizá-lo em palestras que realizamos no centro de umbanda que frequento. Mas, verifiquei, que ele estava indisponível para download. Assim, caso seja possivel, peço a gentileza de encaminhá-lo para o endereço a seguir: jcss9902@gmail.com. Desde já agradeço e te desejo um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei mesmo eu adoro estudar o candomble hj aprendi mais um pouco aqui...

    ResponderExcluir
  9. Matéria muito esclarecedora. Aprendi bastante. Com todo meu respeito e consideração.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite , texto maravilhoso , peço tb permissão para copiar e falar no meu programa que estreia dia 10 de janeiro, pela Tv Mojuba as 20h ! Obg

    ResponderExcluir