segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Conto do Jovem Toby



Jovem, filho de pais ricos – tinha tudo o que queria. A primeira vez que saiu de seu país tinha quatorze anos. Foi para conhecer a Grécia. Experimentou as suas tradições e depois voltou para seu país.
Aos dezesseis, viajava o mundo inteiro. Culinária chinesa ele conheceu, dança russa ele apreciou. Filosofia japonesa ele compreendeu. Montanhas mais altas ele escalou. Ondas gigantes ele surfou.
Experimentou como é falar várias línguas. Ou, pelo menos tentou. Teve ideia de cada idioma.
Conheceu lindas garotas. Namorou várias delas. Gostou mais das tchecas. Amou a arquitetura turca. Viajou muito. Muito mesmo.
Pensava ele aos vinte que tudo sabia. Sim, conhecia mais coisas que seus amigos. Mas, sua prepotência lhe traçava um perfil: o da infantilidade.
Um dia, seu avô lhe convidou para conhecer o interior de uma cidade. Foi de caminhonete velha até lá. Ele viu pastos e vacas, porcos e galinhas. Subiu ele num monte, bem alto. De lá viu uma praia, pequena praia.
Desceu o monte em direção a ela, e chegando lá, na beira do mar, sentiu a água gelada nos pés. Olhou para os dois lados e pensou o quanto o lugar era bonito.
Não havia casa, não havia comércio. Só havia natureza.
Percebeu, ele que – no silencio – muitas respostas se encontraram.
Agachou e pegou uma estrela-do-mar. Olhou bem de perto e sorriu. Olhou cada detalhe do animal. Depois olhou para o céu cinzento e fechou os olhos. Deixou que o vento fluísse por seus cabelos lisos, e seu rosto ser lavado pelas gotículas de chuva.
Olhou para o horizonte e pensou. Concluiu que em lugar nenhum do mundo, de todos os lugares que viajou – achou um lugar tão bonito, singelo e harmonioso.

Moral: Podemos viajar por todo este mundo. Experimentar de tudo. Sempre haverá uma praia que não conhecemos, e que jamais imaginamos sobre sua existência.

2 comentários:

  1. Desculpe, sei que estou fazendo perguntas no local, errado, mais encontrei um pouco de dificuldade de navegar pelo blog. Sou novo aqui, e adorei todos os textos, e videos... infelizmente não achei muito de Umbanda no qual sou apaixonado, e tenho uma pergunta, Pode 1 caboclo de umbanda chegar em uma pessoa, não preparada espiritualmente, e como é a chegada desse caboclo, ele já vem firme na terra, ou ele passa por algum processo de firmação? até dançar, falar, etc... obrigado. Axéé...

    ResponderExcluir
  2. por favor, peço que quando responder, e se...

    mande 1 e-mail, para que eu possa ver, '-'
    desde já agradeço.

    E-MAIL wingedw@hotmail.com

    ResponderExcluir