segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Como Vencer Seus Problemas Praticando o Candomblé


- por Brad Pághanni de Oxalá




No candomblé não existe um livro ou algo semelhante à bíblia que determine como os cultos devem ser executados, mas, existem estudos que nos ensinam muitas coisas. Um dos principais estudos, além dos fundamentos de Ifá é a faculdade da vida. Aprendemos muita coisa quando passamos a observar mais as questões que envolvem nosso ciclo social.



Primeiramente, devemos saber que o candomblé é uma religião. Para quem não sabe, a palavra "religião" descende de "religare" - que tem como conotação "religar-se a Deus".

Todos os religiosos de qualquer religião acreditam que um ser supremo criou tudo e todos, dentro e fora do planeta. Depois de transformados em carne, nós, seres humanos, tivemos a necessidade de encontrar a Deus, sem nos desligar-mos da matéria. Então, nasce a religião (entre outras, inúmeras questões que fizeram tal nascer).



Praticar o candomblé da forma correta é procurar a Deus. Procurar o grande Deus criador de tudo - Olodunmare - e ao nosso Deus interior - Orí.

Nunca pense que você vai entrar para o candomblé e que seus problemas vão acabar, porque não vão. Antes de qualquer coisa eu aviso logo: você vai entrar para o candomblé e a sua vida vai continuar com os problemas. Mas, virá uma "pequena grande" diferença: você vai aprender a lhe dar com eles para que novos problemas apareçam.

É isso mesmo! Parece que não por conta do folclore que as pessoas fazem. "Customizam o pavão" ao dizer que tudo é feito com ebó, e num passe de mágica este mesmo "tudo" se resolve.



Eu costumo comparar os problemas de nossas vidas com pesos de academia. Quando você entra pra academia, você começa a pegar um peso pequeno, de quatro, cinco quilos. Depois você aumenta para sete, dez, quinze e por aí vai... Até que você se dá conta de que está pegando um peso muito grande, e ao mesmo tempo você está forte, robusto. Está aguentando pegar pesos surpreendentes, e, quando olha pra trás, você que valeu a pena se esforçar e achar que quatro quilos era muito. E, principalmente, reconhecer que aqueles quatro quilos, comparados aos trinta que você suporta fez parte do seu crescimento e que hoje em dia você tira isso de letra.

Os problemas nunca acabam. Sempre surgem mais, e, a medida em que você vai crescendo, os problemas são ainda mais pesados.



É aí que as pessoas começam a te notar. Muitas vezes você vai ouvir que "você nasceu com a bun** virada pra lua" e vai rir, porque, aquelas pessoas que dirão isso não fazem idéia do quanto você lutou e ainda luta para ser o que é.



Outra coisa muito importante é observar que, tudo que você passa na vida, você absorve, e então, seu caráter no futuro estará à moldura da sua vida no passado. Por isso é muito importante que você saiba por onde andar, com quem andar, o que fazer. É preciso ter visão para enxergar o foco. Você tem que ter meta, objetivo, e saber que - nada deve interferir nos seus planos, porque você já pegou, suportou pesos maiores ou similares.

Quando você anda por lugares ruins e com pessoas ruins, você absorve um pouco daquela essência. Aqueles costumes ou manias farão parte de você. Por isso que é muito importante você evitar lugares e pessoas negativas. Caso contrário, acabará que nem elas.



Vou explicar isso de uma forma ainda mais convincente e compreensiva:

Nossa alma, filosoficamente e "yorubamente" falando é constituída pelos quatro elementos: terra, fogo, água e ar. Cada elemento tem uma representação:



Ar - Pensamentos e Reflexões

Água - Sentimentos e emoções

Fogo - Atitude e força do movimento

Terra - Tudo o que há de material



Quando você anda por um lugar bom com pessoas boas ou o antônimo de tudo isso, acontece o seguinte processo:



1 - Você olha tudo aquilo e pensa, reflete (ar).

2 - Aquilo entra no seu coração e você sente (água).

3 - Aquele sentimento gera em você uma ebulição, e você acaba agindo consciente ou inconscientemente (fogo).

3 - Sendo bom ou ruim, vai ter um resultado (terra).



Quando você olha, você pensa, e quando você pensa, você sente, e quando você sente, você age, e quando você age - geram-se vários resultados que por sua vez - formarão seu caráter no futuro (sua alma única e mutável).



Então, aprenda com tudo que você passou, e nunca se faça de coitadinho, porque essa é a pior coisa pra quem deseja ser um vencedor. Se você está pegando um peso grande, significa que você suporta pegar esse peso. Significa que você tem força e músculos e que você é grande.

Ande com pessoas que vão te acrescentar em alguma coisa (em sua pessoa, íntima).

Faça tudo aquilo que você poderá tirar bom proveito, colher bons frutos.

É impossível plantar laranja e colher maçã.



Assim, você vencerá todos os problemas que aparecerão e crescerá muito,





Muitos, mas muitos problemas, é o que eu desejo pra você!

2 comentários:

  1. Muito bom esse post, rapaz! Cheguei a um vídeo seu pelo youtube e gostei bastante do conteúdo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Escrevo para registrar que sua palavra agrega aos amantes dessa religião tão rica.
    Deixo vídeo que postei no Youtube com edição de festa à yansã que filmei em roça de santo em Mairiporã-SP.
    Grande abraço.
    http://www.youtube.com/watch?v=65A8pSZwKNM

    ResponderExcluir