terça-feira, 5 de outubro de 2010

Candomblé X Umbanda

Porque Isso Acontece?
(Por Brad Pághanni de Oxalá)

Ando pesquisando algumas comunidades do Orkut, e nessas comunidades posso observar algumas questões que servem para uma boa postagem. Antes de tudo, gostaria que os leitores soubessem que é uma felicidade imensa de ter a oportunidade de fazer esta publicação – em nome de uma religião tão linda chamada candomblé.

Podemos ver então nessa postagem, a questão dos seguidores do candomblé que largam respectiva religião para seguir no caso – a umbanda.

Na veracidade dos fatos, a umbanda é uma religião totalmente distinta do candomblé. Enquanto o candomblé surgiu no Brasil, dentro do éculo XVI, baseado em rituais de escravos trazidos de diversas partes de África, afim de cultuar os Orixás, Inkisses e Voduns – o candomblé nasceu a mais ou menos cem anos atrás, no Rio de Janeiro – com a intenção de cultuar os antepassados brasileiros.

Entre esses fundamentos, podemos ver muitas diferenças entre tais religiões. No, entanto, existem muitas semelhança entre as duas, quando paramos para fazer analogias.

As saídas dos adpetos do candomblé para umbanda é um processo muito relativo. Existem mil e um motivos que levam os candomblecistas a se tornarem umbandistas. Pode ser por algo que não lhes agradaram, ou então, por paixão... Existem mil e um motivos.

Existem pessoas que acham a umbanda um culto muito mais simples, outras acham mais bonitos, ou simplesmente, umas não se adequaram ao candomblé – a nível cultural, e então, tiveram a curiosidade de ver como é o candomblé.

Assim como a umbanda, poderia ter sido outra religião. A umbanda não tem nada de especial que tire um candomblecista de dentro do candomblé. Poderia ter sito o cristianismo, budismo, islamismo... Tanto faz.

Essa questão se resume no contexto cultural e não espiritual.

Não significa necessariamente que uma religião tenha mais potencia que a outra, ou então, que uma religião exerça mais a fé do que a outra. Umbanda é umbanda e candomblé é candomblé.

Se alguém disser para você que você não deve largar a sua religião para seguir outra, e que caso contrário, irá acontecer uma tragédia ou fatalidade, não caia nessa lábia. Essa informação é falsa. A troca de religião é por opção das pessoas que tem fé. A escolha da religião é um direito único, singular e inalienável.

Quem quiser saber mais um pouco sobre a umbanda em analogia com o candomblé, poderá ver o vídeo abaixo. Nele eu explico sobre as energias que devem ser cultuadas no sentido geral, independentemente de religião. Fiz esse trabalho em especial para comunidade Candomblé de Portas Abertas. Porém, cabe perfeitamente alguns trechos deste vídeo para com a resposta e a postagem deste blog.

Muito obrigado pela atenção.

Axé!





Para que os leitores tenham ciência de onde vem essa pergunta, vocês poderão clicar aqui. Em seguida, automaticamente, vocês irão achar a comunidade e seu respectivo tópico, onde o debate está em pauta neste blog.

0 comentários:

Postar um comentário