sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sexualidade e Religião

Sexualidade e Candomblé
(por Brad Pághanni de Oxalá)

Um assunto que gera uma polêmica muito grande, dentro de todas e quaisquer religiões. Gera polemica em diversos tópicos no que diz respeito ao seu significado. Algumas religiões dizem que o sexo serve somente para procriação. Outras religiões dizem que o sexo não é algo dogmático e sim pragmático. Umas religiões aceitam a homossexualidade. Outras religiões condenam. Enfim, muitos assuntos nas religiões são gerados por causa deste tópico que se chama SEXO.
Na veracidade dos fatos, o sexo é algo natural do ser humano.
O candomblé tradicional entende os laços do homem com a natureza e toda sua criação. Ifá nos ensina que os Orixás são membros da natureza. Xangô é o rei dos raios e dos trovões, mas também, xangô é o próprio trovão, assim como Oxossi e a mata e Olokum e o mar.
Os Iorubas sempre compreenderam que Bára possui dois lados: o lado masculino e o lado feminino.
A palavra Bára, referente ao Orixá Exu – significa: “rei do corpo”. É a junção de Ogbá + arà respectivamente.
Cientificamente, todos sabem que na formação do feto humano, existe uma série de etapas... Uma série de modificações e formações; e essas modificações relacionadas ao sexo do neném não é muito diferente e nem bizarra.
O homem possui o pênis e a mulher, a vagina.
Os animais irracionais também. Eles se dividem em machos e fêmeas. Sendo assim, podemos ver que é natural o sexo entre eles. Serve para reprodução e para o prazer.
A humanidade fora dividida em várias etapas. O estudo dessas etapas se chama cronologia (estudo do tempo: Khronnos – Deus do Tempo na Grécia + Logus – Palavra originária do Latim que significa “lógica, estudo”). A cronologia reconhece, ao contrário da historia factual, que – pré-história também é história.
Fatos da cronologia da humanidade revelam que os homens estupravam suas fêmeas, por trás, e elas – nada entendiam. Só sabiam que aquilo era para procriação.
Mais tarde, os seres humanos dessa época descobriram as posições sexuais e então – perceberam que o sexo serve também para o prazer.
Hoje em dia podemos ver relações de homens com homens e mulheres com mulheres. Muitas religiões, ao contrário do candomblé não aceitam este tipo de pratica, ou condição sexual. Mas essas mesmas religiões, que inclusive são dogmáticas, e que não aceitam a homossexualidade esqueceram de um fato: a mulher tem clitóris.
Todos sabem que cientificamente o clitóris é um pênis não desenvolvido e não serve para nenhuma outra função a não ser receber o prazer.
Se sexo fosse apenas para procriação, porque as mulheres teriam clitóris?
Porque os meninos se masturbariam excessivamente na fase da adolescência? Não existe outra explicação a não ser o prazer.
Sendo o candomblé uma religião pragmática, e totalmente dedicada ao culto a natureza, inclusive a natureza humana (Exu Bára); a homossexualidade não é condenada em respectiva filosofia.
A homossexualidade e o prazer são coisas humanas. São coisas na natureza, e estão inseridas no contexto ao culto de Bára sim, inclusive de Oxalá e de Yiámí Oxorongá – que são os representantes do masculino e do feminino – respectivamente.

Irmãos de Santo de Relacionando Sexualmente

Não existe regra alguma nos 256 itãs de ifá – referentes aos odus que negue a pratica sexual entre irmãos de axé. Podem procurar... Não vão achar.
O lance de sexualidade – nada tem haver com a religião a nível cultural. Nada tem haver com a sociedade em si. Lógico que as pessoas precisam respeitar o espaço religioso, e entender que o sexo não deve ser praticando dentro de um templo.
Já ouvi muitos absurdos de pais e mães de santo que inventavam coisas, dizendo que se irmãos se casassem iriam ser infelizes, ou iam perder uma perna... Iriam perder a casa... Castigos horríveis.
Todas essas coisas são mitos. É mentira!
Irmãos podem sim serem namorados, casados...
O que não pode acontecer é... Pai de santo que entra no Hankó escondido com ogam para transar. Infelizmente isso existe, e isso sim é repugnante. Isso sim vai contra o sistema.
Mas existem casas que estabelecem regras.. Irmão não podem namorar. Isso pode acontecer? Essas regras são viáveis?
Sim! Podem ser, a partir do momento que o líder da casa deixe bem claro que ele e a SOCIEDADE RELIGIOSA não permite. Desde que ele não minta que... Orixá vai castigar e que Exu vai matar.
Espiritualmente falando não é errado.
Mas pode ser que uma casa, MATERIAL – a nível sociedade e a nível matéria... Não permita este ato.
Então só para concluir...
Candomblé permite homossexualidade, sexo só para prazer (caso contrário Exu Bára não permitiria mulher ter clitóris, e nem deixaria os meninos adolescentes se masturbarem – dando-os impotência, ou falta de ereção)...
Irmãos de mesmo axé podem namorar sim! Não há contra-regra ESPIRITUAL.
Pode ser que a CASA, o LIDER religioso não permita.
Fora isso, podem transar a vontade. Com camisinha.
Obrigado!

Complemento... RESPOSTA DE EXTENÃO: Serve para expandir um pouco mais a visão sobre sexualidade e Orixá.


8 comentários:

  1. Oi gostei muito do blog, é muito bom, por favor procuro um camdoble para frequentar em sao paulo, que seja realmente verdadeiro, será que pode me indicar um.meu email é leniguedes@ig.com.br, fico aguardando a resposta.


    Grata.

    Leni

    ResponderExcluir
  2. Acho que você está certo em alguns pontos, mas pense por outro lado, imagine você recolhido a mais de 10 dias com seu namorado, a situação de quem fica recolhido é difícil, pelo fato de que estamos acostumados a fazer o que nos dá vontade, e dentro do quarto de santo a pessoa fica presa a muitos limites que inclui o sexo, acho que com irmão de barco não é legal ter relação mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto. Porém gostaria de salientar algo referente a representação masculina e feminina, sem pejoratividade pois minha intenção não é corrigir e sim expor um ponto de vista que possa agregar a todos maiores informações sobre nossa liturgia.

    No texto acima, você citou Yami Osoronga como representante do sexo feminino. Porém existe um itan de Ifá que disse existir uma ''cabaça'', onde dentro da respectiva cabaça existiam dois seres totalmente opostos. Ifá se referia a Oduduwa e Obatalá, também conhecidos no culto de origem ewe-fon como Mawú e Lissá, ou Mawu-Lissá citados como os primeiros seres criados por O'lorun. Segundo o itan a cabaça se partiu dando origem a tudo, sendo o motivo de tal evento o fato dos dois serem totalmente opostos sendo gêmeos, onde um seria a representação masculina, a cor branca, o dia, o trabalho e etc. Referindo-se a Obatalá. Enquanto o outro ser seria o principio feminino, representando a noite, a cor preto, os prazeres e etc. Esta é Oduduwa.

    De acordo com a liturgia, quando conhecemos as Yias dentre elas a Osoronga, já existiam Orisás, destacando seus laços com Osun. Eu particularmente conto como representante do sexo feminino o ser fundamental do principio, que segundo os itans é Oduduwa. Não descartando os fundamentos que envolvem as Yias e o sexo feminino.

    Gosto de ti!!! =) Abraços
    thiagobonini@msn.com

    ResponderExcluir
  4. E sobre irmãos de barco?
    Podem se relacionar?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!É errado transar com minha ekedi fora do terreiro??

    ResponderExcluir
  6. Gente que isso então o pai de santo pode transar com ogan da casa e fazer sexo no barracão isso ta certo me respondem por favor.
    Acho que o barracão e um lugar sagrado a cozinha aonde se fazem a comida dos orixás tem que se ter respeito.
    Graças aos meus orixás que quando fiz meu santo aos 13 anos de idade não se via tanto desrespeito pela religião.Eu cumprir todos os preceitos que a religião pedia e hoje não vou mais mssmo sendo convidado por saber que o pai de santo pode transar com o filho de santo participar de orgias.
    Para mim isso é uma falta de respeito

    ResponderExcluir
  7. Podem me esclarecer e urgente antes que eu mora

    ResponderExcluir
  8. sou louco pra ser penetrado por um pai de santo e alguns filhos de Santo tb.
    mas claro, respeitando o terreiro....tive um sonho assim, e fiquei louco de vontade.

    ResponderExcluir